Pequenos tormentos da vida
De cada lado da sala de aula, pelas janelas altas, o(Mário Quintana. Poesias)
azul convida os meninos,
as nuvens desenrolam-se, lentas como quem vai
inventando
preguiçosamente uma história sem fim...
Sem fim é a aula: e nada acontece,
nada...Bocejos e moscas. Se ao menos, pensa
Margarida, se ao menos um
avião entrasse por uma janela e saísse por outra!
Na cena retratada no texto, o sentimento do tédio:
a) provoca que os meninos fiquem contando histórias.
b) leva os alunos a simularem bocejos, em protesto contra a monotonia da aula.
c) acaba estimulando a fantasia, criando a expectativa de algum imprevisto mágico.
d) prevalece de modo absoluto, impedindo até mesmo a distração ou o exercício do pensamento.
e) decorre da morosidade da aula, em contraste com o movimento acelerado das nuvens e das moscas.
Resposta certa: C. A falta do que fazer, sentimento de tédio, faz com que Margarida tenha pensamentos fantasiosos, o que é visto por sua vontade de ver um avião entrar pela janela.
Postar um comentário