Exercício sobre formação de palavras


Esta é uma sequencia de exercícios sobre formação de palavras para quem está se preparando para o Enem. Nele você conseguirá pensar um pouco mais sobre linguagem e, assim, fazer melhor os exercícios de português na prova do Enem.

Informática não é uma palavra americana?

Não. Não há nada parecido na língua inglesa. O nome foi criado pelos italianos, ainda na era jurássica da computação (período anterior aos anos 70, quando qualquer computador, por mais simplesinho que fosse, pesava mais que um caminhão) e nasceu da junção de informazione com matemática. A palavra é bonita e prática e por isso foi aceita pelos brasileiros e entrou no nosso dicionário. Além dela, os italianos criaram vários outros termos, como sistemística (que não sobreviveu fora da Itália) e telemática (que anda forte e rija pelo mundo afora).
Outra opção seria fazer como os franceses, o povo mais ortodoxo do mundo na hora de defender seu idioma. Eles nunca aceitaram o termo computador aplicado às máquinas de gestão de informação. Daí, criaram a palavra ordinateur, ou seja, aquilo que ordena, que propõe uma certa lógica, que organiza o pensamento. Embora muita gente ainda ache que a palavra ideal seria desordenador, dada a desordem que a evolução digital está ocasionando em suas vidas...

Odisseia Digital. São Paulo: Abril, mar. 2001. p. 38. Exemplar integrante das revistas Vip, Web! e Superinteressante.

1. O autor afirma que a palavra informática foi criada pelos italianos no período anterior aos anos 1970 - portanto, há cerca de quarenta anos. Levando em conta essa informação, explique em que sentido o autor empregou no texto o adjetivo jurássico.

2. Léxico é o conjunto de palavras que formam o vocabulário de uma língua. Que palavra o autor utilizou no texto que pode ser considerada sinônimo de léxico?

3. Normalmente, o sufixo -inho é agregado a substantivos para indicar o grau diminutivo (menin(o) + inho = menininho). No texto, o autor agrega o sufixo -inho a um adjetivo (simples + inho). Que valor assume o sufixo nesse caso? Qual o sentido da palavra simplesinho no contexto em que aparece?

4. No segundo parágrafo, o autor do texto diz: "Outra opção seria fazer como os franceses, o povo mais ortodoxo do mundo na hora de defender seu idioma.". Embora não tenha enunciado a primeira opção, ele utiliza uma construção com termos correlatos: "uma opção seria...; outra opção seria...".

a) Qual seria a primeira opção?

b) Em que consistiria a segunda opção?

c) Que significa ortodoxo? Que palavra você utilizaria para designar o contrário de ortodoxo?

d) Você acha que os brasileiros são ortodoxos na hora de defender seu idioma?

5. Entre ordinateur e computador há uma relação de correspondência semântica. Que relação ocorre entre ordinateur e desordenador?

6. O texto afirma que a palavra informática é resultante da junção de informazione com matemática. Cite exemplos de palavras da língua portuguesa que sejam resultantes da junção de duas outras palavras.

7. A palavra telemática é resultado da junção de tele + (infor)mática. Com base nessa informação, o que vem a ser telemática?

Postar um comentário