Substantivos abstratos e concretos nos textos


Declaração dos bens de família

Cadeiras e sofá, consolo e jarra, camas e bules, redes e bacias, a caixa de charão, o guarda-louça, teteias, mesa, aparador, fruteira, a cesta de costura, o papagaio, a cafeteira, o cromo de parede, o jogo de gamão, as urupemas, o álbum, o espelho, o candeeiro belga, alguidares, baús de roupa, esteiras de pipiri, a tábua do engomado, pilão de milho, o tempo do relógio, quartinhas, almanaques, tamboretes, o santo da família, a lamparina, o carneiro Belém e o seu balido.

MOTA, Mauro. Itinerário. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975. p. 7.

Segundo a sua natureza, podemos distinguir substantivos concretos de abstratos, ou seja, substantivos que se referem a coisas materializáveis de substantivos que se referem a coisas não materializáveis. Assim, é possível nomear o que pertence ao mundo material e ao mundo das ideias e das emoções.

O emprego de um ou outro tipo de substantivo manifesta significativamente a que mundo nos referimos; portanto, o assunto de um texto está intimamente relacionado à seleção da natureza dos nomes que são empregados nele. Se a temática, por exemplo, lida com a metafísica, visita os sentimentos, a espiritualidade, entram em cena os substantivos abstratos. Caso contrário, se o assunto trata da realidade material que está à nossa volta, os concretos serão os protagonistas.

Observe como o poeta monta o soneto com uma predominância de substantivos concretos, fazendo jus ao título: Declaração dos bens de família, que não é outra coisa senão um inventário de coisas materiais pertencentes a uma família. O mesmo não ocorreria se se tratasse da declaração do bem de família, em que teria de ser feito um inventário de princípios e qualidades, com predominância de substantivos abstratos (respeito, fraternidade, união etc).

Exercício

Leão - 22/07 a 22/08

Leão é um signo de brilho, sucesso e afirmação da vida. Do mesmo modo que o rei dos animais, as mulheres que nasceram sob esta influência têm forte vocação para o poder. Capacidade para liderar, disciplinar e orientar os outros são outras características leoninas.
A vitalidade é influência do elemento fogo, que faz com que sejam corajosas e possuam uma enorme capacidade de recuperação.

Sua criatividade é altamente desenvolvida, com um talento para as artes, principalmente as cênicas.

Justifique a predominância de substantivos abstratos no texto acima.

Postar um comentário