Questões sobre gênero textual com tirinha


exercício-enem-interpretacao-descomplica (10)Após fazer o Enem, uma decisão importante o candidato precisa tomar. Para quem pretende fazer um curso em uma Universidade Federal, poderá optar pelo Sisu, Sistema que coordena a seleção de vagas. O Sistema Seleção Unificada trabalha atualmente apenas a chamada única regular, mas mantém a lista de espera para completar vagas de eventuais desistentes. O Programa Universidade para Todos (Prouni) é programa  destinado àqueles que pretendem concorrer por bolsas de estudos em instituições privadas de ensino após obterem uma boa nota no Enem. Já no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), os participantes podem financiar mensalidades de cursos em instituições privadas de ensino.

Atividades sobre gênero textual

AS QUESTÕES DE 29 A 31 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO VI.

TEXTO VI

clip_image001

(BROWNE, Dik. O melhor de Hagar, o Horrível. V.2. Porto Alegre: L&PM, 2005. p.26-27.)

QUESTÃO 29 (Descritor: identificar gênero do texto a partir de seus elementos.)

Assunto: Como se produz sentido/gênero textual.

Qual é o gênero do texto apresentado?

QUESTÃO 30 (Descritor: relacionar e identificar locutores dentro do discurso.)

Assunto: Como se produz sentido/interlocutores.

Quem são os interlocutores do texto? Que papéis sociais eles parecem representar?

QUESTÃO 31 (Descritor: reconhecer a influência da dimensão pragmática dentro do discurso.)

Assunto: Como se produz sentido/contexto.

Que conhecimentos prévios o leitor precisa ter para interpretar o texto?


QUESTÃO 32 (Descritor: reconhecer o objetivo comunicativo a partir da situação discursiva.)

Assunto: Como se produz sentido/situação discursiva.

O objetivo comunicativo de um texto – e, portanto, o seu sentido – depende não só da interação que ele encena (enunciado), mas também de todas as demais interações que ele estabelece a cada uso que dele se faz (enunciações).

Além de encenar a interação entre Helga e sua filha, o texto de Dik Bowne estabelece outras entre o autor e o público-alvo do jornal em que originalmente circulou, entre o autor e o público-alvo do livro citado na referência bibliográfica ao pé do texto, entre outras.

Considerando cada uma dessas interações e suportes, que objetivos comunicativos é possível reconhecer no texto?

A) Interação Helga – sua filha.

B) Interação autor – público-alvo do jornal.

C) Interação autor – público-alvo do livro “O melhor de Hagar”, o Horrível.

gabarito dos exercícios de Português

QUESTÃO 29

Trata-se de uma tirinha, em discurso direto.

QUESTÃO 30

Helga e sua filha. Mãe e filha.

QUESTÃO 31

O leitor precisa ativar a visão social que se tem acerca de sogro e sogra para compreender o humor do texto.


QUESTÃO 32

A) Orientar a filha sobre como se relacionar com os sogros.

B) Produzir humor a partir da quebra de expectativa no último quadrinho.

C) Apresentar, em coletânea, textos do mesmo gênero com finalidade humorística.


Postar um comentário